Coisas que vale a pena ver, rever e guardar

29 de julho de 2012




Na vida as coisas não são nem só pretas nem só brancas. Grosso modo são cinzentas. E uma absoluta confusão.
Kyss Mig é isso. É um filme sobre as inesperadas confusões que a vida nos apresenta,  sobre a forma como nos posicionamos perante elas e as resolvemos e de como as nossas decisões – ou a sua ausência -  afectam, com maior ou menor dano, todos à nossa volta.
É um filme muito honesto e sem papas na língua. É uma história de amor “real” com que nos podemos identificar, que não é absolutamente cor-de-rosa, que provoca mágoa e tem as suas perdas mas também os seus ganhos.
O facto de ser um filme gay ganha importância sobretudo porque, de todos os filmes de temática lésbica que vi até hoje é o que se destaca na forma como a “questão” é tratada. Não com o cunho da comédia associado, ou da tragédia, ou do falso moralismo mas com absoluta normalidade. É um filme Sueco e creio estar tudo dito.
Para além disso tudo, a fotografia do filme é uma personagem por direito próprio. Tão capaz, tão bem conseguida, num registo emocional tão perfeito que elimina em algumas cenas – e a realizadora sabia disso – a necessidade de diálogos. Alie-se a uma boa fotografia uma excelente interpretação e temos um filme a raiar a perfeição.

This entry was posted on 29 de julho de 2012 and is filed under ,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Coisas que vale a pena ver, rever e guardar”